Há quase 04 anos que continua o descaso com as casas populares do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal no município de Carnaíba, sertão de Pernambuco. As casas foram entregues pelo prefeito da época Anchieta Patriota, diante da presença dos deputados Danilo Cabral e Ângelo Ferreira, ambos do PSB, com direito à palestra e show. Uma multidão de pessoas compareceram para prestigiar mais um feito do prefeito que entregou as casas inacabadas e com energia irregular.
A parceria da construção das 20 casas populares da Itã, foi formada com a prefeitura e a Caixa Econômica Federal. A prefeitura doou o terreno como contra partida.
O sonho da casa própria tornou-se pesadelo para os contemplados do programa no Povoado da Itã, que tiveram que abandonar as casas para passar por uma reforma com a promessa de que em dias voltariam às suas residências, mas o problema persiste e muitos deles ate hoje continuam pagando aluguel, outros tiveram que se deslocar até outras cidades em busca de moradias.
Na época, ano de 2011, vésperas de eleições para prefeito, a moradora Maria Cleide Alves da Silva, conhecido como Vanusa, foi quem subiu no palanque representando todos os moradores, recebendo a chave simbólica de sua sonhada moradia. O sonho de ter a casa própria. Sonho este que se tornaria um pesadelo. Parabenizou o prefeito, e agradeceu a Deus após receber das mãos do gestor, a chave de sua nova casa. Menos de um ano depois, as casas começaram mostrar rachaduras, linhas e caibros caindo. Uma das casas, pertencente à Dona Maria da Paz, foi ao chão com uma simples ventania. Uma construção mal feita, com insegurança.
Até um mini parquinho de diversão foi montado na nova vila, onde os novos moradores acreditavam viver em harmonia e sossego dentro daquilo que seria seu. A casa própria!
Meses depois, após várias denúncias dos moradores na Rádio Transertaneja FM e no Blog do Cauê Rodrigues, denuncias também feitas pelo ex prefeito José Francisco Filho (Didi) e pelo ex vereador Clóvis Lira, os responsáveis pela tal obra tomaram a iniciativa de retirar todas as 20 famílias para fazer uma reforma geral nas casas. Evacuaram-se de suas residências na esperança de voltar pra uma nova moradia. O local hoje é apenas coberto de lixo e entulhos como mostram as fotos feitas na tarde desta segunda feira 11.