sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FLORES; Quantidade populacional de Fátima poderá ser entrave para emancipação

Caso passe no Congresso o projeto de lei que devolve às Assembleias Legislativas a prerrogativa de criar novos municípios, são fortes candidatos a virar cidades os distritos de São Domingos (Brejo da Madre de Deus) e Nossa Senhora do Ó (Ipojuca), ambos com mais de 18 mil habitantes.

Já os Distritos, Laje Grande (Catende), Nascente (Araripina), Guanumbi(Buíque), Fátima (Flores), Apoti (Glória do Goitá), Negras (Itaíba) e Curral Novo (Águas Belas) não atendem aos critérios do projeto, que exige uma população não inferior a 7 mil habitantes, além do Distrito de Ibitiranga(Carnaiba).

O Distrito criado pela Lei Municipal nº 641, de 18 de fevereiro de 1992, apesar de tão jovem e com uma população estimada de 4.729 habitantes, apresenta um aspecto superior a várias cidades do interior do Estado de Pernambuco, onde se pode destacar: Unidade de Saúde da Família, lavanderia pública, mercado público, cartório, posto dos correios e telégrafos e uma subprefeitura, como informa o companheiro Junior Campos.
No Pajeú quatro municípios tem a população inferior a 7 mil habitantes.Calumbi – 5.643, Solidão – 5777, Ingazeira – 4.486 e Quixaba – 6.722.


(Fonte, Caue Rodrigues)